× Fale Conosco

Solicite uma simulação de crédito sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3224-3200
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

    Lista: os melhores filmes sobre o mercado financeiro

    Muitas pessoas buscam atualmente aprender sobre investimentos, mercado financeiro e bolsa de valores através de canais no Yotube, podcasts ou o bom e velho livro. Mas sabia que na sétima arte há vários exemplos de bons filmes que nos ajudam a entender melhor este universo tão complexo?

    E não é de hoje: há filmes da década de 80, como Wall Street – Poder e Cobiça, que marcaram época com histórias cativantes e reviravoltas surpreendentes. Nesta semana, selecionamos uma lista de filmes cuja temática aborda o mercado financeiro e que podem te ajudar a entender um pouco melhor sobre este assunto fascinante.

    Confira abaixo:

    À Caça de Madoff (Chasing Madoff, 2010)
    O investigador Harry Markopolos e sua equipe passaram dez anos atrás de Bernard Madoff, trabalhando para solucionar um dos maiores golpes da história do mercado financeiro americano. Durante essa década, Markopolos também foi responsável pela prisão de vários outros fraudadores, todos ligados ao esquema criado por Madoff. A partir de entrevistas e relatos inéditos, o documentário reconta a década de investigação do caso que arruinou a vida de inúmeras pessoas ao redor do mundo.

    Grande Demais Para Quebrar (Too Big to Fail, 2011)
    Líderes financeiros entram em ação quando a economia dos Estados Unidos ameaça entrar em colapso no ano de 2008.

    Margin Call – O Dia Antes do Fim (Margin Call, 2011)
    Cortes em Wall Street fazem com que um dos demitidos deixe para trás um pen drive com dados sobre o risco de falência de sua empresa. Então, uma série de decisões financeiras e morais empurram a vida de todos os envolvidos em direção ao abismo.

    Capitalismo – Uma História de Amor (Capitalism: A Love Story, 2009)
    Dirigido e escrito por Michael Moore, o filme se centra na crise financeira global de 2007–2009, na transição do governo de George W. Bush para Barack Obama e no pacote de estímulo à economia sancionado pelo último. O longa suscita uma questão crucial: qual é o preço que os Estados Unidos paga por seu amor ao capitalismo?

    O Primeiro Milhão (Boiler Room, 2000)
    Conheça o “boiler room”, onde jovens na faixa dos vinte anos de idade se tornam milionários da noite para o dia. No santuário de uma corretora de valores muito suspeita, corretores extremamente agressivos convencem investidores inocentes pelo telefone — e são recompensados com mansões e Ferraris, além de outros “brinquedos” luxuosos com os quais mal sabem lidar. Em uma mansão de Long Island, Gen Xers persegue as “verdinhas” a toda velocidade, às vezes atropelando a lei. 

    Trabalho Interno (Inside Job, 2011)
    Com direção de Charles H. Ferguson e narração de Matt Damon, o filme é descrito como sendo sobre “a corrupção sistêmica dos Estados Unidos pela indústria de serviços financeiros e as consequências da corrupção sistêmica”. Em cinco partes, explora como as mudanças no ambiente político e as práticas bancárias ajudaram a criar a crise financeira.

    Quants: os Alquimistas de Wall Street (Quants: The Alchemists of Wall Street, 2010)
    O documentário mostra a realidade desses agentes especiais do mercado financeiro. Wall Street utilizou maciçamente o talento desses profissionais com a finalidade de criar produtos financeiros sofisticados (CDO, CDS, MBS, ABS, etc), e de operacionalizar o trade desses produtos.

    Enron: Os Mais Espertos da Sala (Enron: The Smartest Guys in the Room, 2005)
    O filme apresenta a ascensão e queda da corporação do ramo de energia e gás natural Enron. Mostra também o envolvimento da empresa com a crise energética da Califórnia, decorrente da desregulamentação do seu sistema elétrico.

    Wall Street – Poder e Cobiça (Wall Street, 1987)
    Em 1985, corretor de ações jovem e ambicioso consegue falar com investidor bilionário que idolatra e, graças a sua falta de escrúpulos, é contratado por ele. O rapaz enriquece, mas sua vida pessoal começa a ruir. 

    A Grande Aposta (The Big Short, 2015)
    Em 2008, o guru de Wall Street Michael Burry percebe que uma série de empréstimos feitos para o mercado imobiliário está em risco de inadimplência. Ele decide então apostar contra o mercado investindo mais de um bilhão de dólares dos seus investidores. Suas ações atraem a atenção do corretor Jared Vennet que percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Juntos, esses homens fazem uma fortuna tirando proveito do colapso econômico americano.

    E aí? Gostou da nossa lista de filmes? Tem mais alguma sugestão para indicar? Deixe abaixo nos comentários!



    Deixe um comentário