× Fale Conosco

Solicite uma simulação de crédito sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3224-3200
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

    Capital de Giro

    Capital de Giro

    Você já deve ter ouvido falar sobre capital de giro. Mas você sabe realmente o que é isso e qual a importância do capital de giro para uma empresa? De maneira simples, é o capital necessário para que a empresa continue suas atividades adequadamente por um determinado período; uma espécie de reserva financeira que garante a continuidade dos negócios.

    O capital de giro pode ser primordial em diversos momentos: desde a fase de abertura de empresas, quando é necessário fazer diversos investimentos iniciais, ou em período de pagamentos de férias e de 13° salário aos funcionários, que são momentos de grandes desembolsos por parte da empresa.

    Quando uma empresa vende a prazo, enquanto não recebe este pagamento do cliente, precisa investir seu próprio capital para manter os negócios. Logo, quanto maior o prazo que se dá para os clientes pagarem, maior a necessidade de um bom capital de giro. Outro ponto importante a se analisar é o prazo de pagamento de fornecedores. O ideal é conseguir alongar este prazo de pagamento de forma a ficar o mais próximo possível do prazo de recebimento de clientes,  sem necessidade de injetar mais crédito no negócio enquanto não recebe.

    Toda empresa possui despesas fixas (como aluguel, salários, etc.) e despesas variáveis (como matéria-prima, água, energia, comissões, etc.). Quando as vendas aumentam, as despesas variáveis da empresa tendem a aumentar proporcionalmente. Nesse momento, o capital de giro será muito importante. Além disso, se com esse momento de lucro a empresa decidir fazer alguma ampliação ou contratar novos funcionários, por exemplo, suas despesas fixas também podem aumentar. Então, é preciso analisar bem a capacidade de recursos da empresa antes de tomar qualquer decisão.

    A principal forma de acumular capital de giro é poupar. Fazendo uma boa gestão financeira da empresa, é possível ir dedicando uma soma para essa finalidade todo mês, capitalizando-se para as situações necessárias. Se criar o hábito de poupar é importante na vida pessoal, não é menos fundamental na vida corporativa.

    Mas em caso de emergência, é possível contar com linhas de crédito empresarial específicas, oferecidas por bancos, financeiras e cooperativas de crédito. Neste caso, vale analisar bem as taxas, prazos e carências de cada instituição antes de tomar uma decisão. As opções que mais têm se destacado no mercado nos últimos tempos, devido às baixas taxas cobradas, são as cooperativas de crédito.

    Aqui na Coopesf também disponibilizamos desta modalidade de crédito, que pode ser primordial para a manutenção e o funcionamento da sua empresa. A diferença para os bancos, é que aqui não temos clientes, mas sócios. E nosso objetivo é administrar melhor o dinheiro de todos os associados, sem visar lucros. Portanto, cobramos taxas inferiores às dos bancos.

    Ficou com Dúvidas?

    Entre em contato conosco, temos os melhores profissionais para te indicar quais são os produtos mais indicados para o seu perfil. Também realizamos atendimento através do nosso WhatsApp ou do e-mail coopesf@coopesf.com.br

    Ficou interessado?

    Entre em contato conosco. Temos as melhores taxas do mercado e um atendimento personalizado!